Chuvas: Câmara alerta para prevenção contra o mosquito da dengue
É fundamental eliminar os criadouros do aedes aegypti, que coloca seus ovos em recipientes com água parada
Com a chegada das chuvas, há também a presença de outros vírus, além da Covid-19, como a dengue, zika e chikungunya. A Câmara Municipal de Itaiçaba alerta para os cuidados neste período para evitar a proliferação do mosquito. A dengue, a zika e a chikungunya são três doenças que circulam transmitidas pelo mesmo vetor: o mosquito aedes aegypti. Todas elas têm as mesmas características sintomáticas: febre alta, dor no fundo dos olhos, vermelhidão na pele, coceira e distúrbios gástricos.
Há pequenas ações que fazem muita diferença no combate ao mosquito e elas levam apenas alguns minutos. A melhor forma de prevenir as doenças provocadas pelo mosquito é a eliminação do vetor. Como não existem vacinas ou medicamentos que impeçam a contaminação, é necessário diminuir a quantidade de mosquitos que circulam nos ambientes.
Para isso, é fundamental eliminar os criadouros do aedes aegypti, que coloca seus ovos em recipientes com água parada. O cuidado para evitar a sua proliferação deve ser feito por todos. Eliminar garrafas, sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos à chuva, além de tampar recipientes que acumulam água como caixas d´agua e piscina, são fundamentais para este controle. A Câmara Municipal de Itaiçaba também está na luta contra a dengue, zika e chikungunya.