Donas de Si promove seminário sobre empreendedorismo feminino em Itaiçaba
O Seminário Donas de Si reuniu, nesta terça-feira (03/05), 40 mulheres no município de Itaiçaba, localizado no Litoral Leste do Estado. A ação, que visa contribuir para a ascensão e emancipação financeira feminina, é realizada pelo Instituto Future e conta com patrocínio da Assembleia Legislativa, por meio da Procuradoria Especial da Mulher e Sala do Empreendedor.
O presidente da Câmara Municipal de Itaiçaba, vereador Antoniel Holanda, iniciou os trabalhos ressaltando o apoio do legislativo municipal ao empreendedorismo feminino. "Hoje estamos aqui para falar do empreendedorismo feminino, do emponderamento de vocês. Muitas vezes somos questionados sobre trazer grandes indústrias para gerar emprego, mas tão importante quanto isso é organizar o nosso comércio local. É formalizar quem ainda está atuando na informalidade, é trazer para o cenário do mercado de trabalho quem ainda está de fora e esse é o momento para motivar tudo isso", afirmou.
Como mulher inspiração, Adriana Ferreira, coordenadora do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Itaiçaba, ministrou uma palestra sobre motivação. "Nós mulheres não precisamos competir com as outras ou com os homens, precisamos conquistar nosso espaço. A iniciativa para decidir sobre os caminhos para a conquista de um objetivo, cuidando de si, se valorizando, se conhecendo e acreditando no próprio potencial só pode partir de uma pessoa. Você. E o início não se dá por coisas complicadas, mas por um ponto simples. O seminário é o primeiro passo, algo simples que poderá tornar o objetivo de cada uma numa grande realização", incentivou.
Na sequência, o consultor do Instituto Future, Sérgio Dal Corso, explanou sobre os desafios do empreendedorismo. "Empreender nem sempre dará certo. Precisamos descobrir o que nos motiva, o que nos faz entrar em ação. Empreender é comportamento, perceber o que preciso despertar para gerar resultado. É esse querer que levará a mulher empreendedora onde ela deseja chegar, promovendo mudanças não só na sua vida, mas de um grupo de pessoas. Ela fará diferença no mercado desde que queira e corra atrás disso, mostrando o que o produto ou serviço tem de diferente", complementou.
Para a representante da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Ceará, Melina de Paula, o Donas de Si tem como objetivo principal, o empreendedorismo feminino, a conquista da independência não somente financeira dessas mulheres, mas que elas voltem a acreditar que são capazes de realizar aquilo que almejam. "Muitas vezes, por diversos fatores, as mulheres acabam perdendo a autoestima, autoconfiança durante a caminhada. Assim, queremos através desse projeto, que elas saiam daqui acreditando que são capazes, e com os instrumentos necessários para colocar em prática todo conteúdo explanado nesse seminário", avaliou.
O evento contou ainda com a apresentação artística da cantora e atriz Aline Brasil e terá continuidade a tarde com mais uma palestra, seguindo na quarta-feira (04/05) com apresentação dos meios de incentivo ao empreendedorismo por meio das empresas Ceará Credi e Crediamigo do Banco do Nordeste, além da apresentação da Sala do Empreendedor da Assembleia Legislativa do Ceará. No próximo dia 5 de maio, o seminário Donas de Si chega ao município de Quixeré. O encontro acontece no Centro Vocacional Tecnológico do município, a partir de 8 horas.
O projeto, que conta com o apoio e cooperação de câmaras municipais, procuradorias especiais da mulher do interior, prefeituras, institutos federais e universidades, tem visitas previstas para mais dois municípios em maio - Paracuru nos dias 09 e 10 e São Gonçalo nos dias 11 e 12. As inscrições para os eventos podem ser realizadas de forma virtual.