Este 12 de junho marca o Dia de Combate ao Trabalho Infantil

O objetivo é sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil

O trabalho infantil é uma grave violação dos direitos humanos, é ilegal e priva crianças e adolescentes de uma infância normal, impedindo-os de frequentar a escola e estudar normalmente.

Por isso, a eliminação do trabalho infantil deve ser uma das prioridades do Poder Público e a Câmara Municipal de Itaiçaba está apoiando.

Fique atento, e se souber de uma situação de exploração do trabalho infantil, procure o Conselho Tutelar ou a Secretaria de Assistência Social do seu município e denuncie.

A Campanha 12 de junho tem por objetivo alertar para o risco de crescimento do trabalho infantil motivado pelos impactos da pandemia do novo coronavírus. Com o slogan "Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil", a campanha nacional está alinhada à iniciativa global proposta pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O cenário brasileiro já tinha desafios consideráveis para a proteção dos direitos de crianças e adolescentes, especialmente para a eliminação do trabalho infantil, entretanto, os impactos socioeconômicos da pandemia evidenciam e aprofundam as desigualdades sociais existentes e potencializam as vulnerabilidades de muitas famílias brasileiras.

O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho.

Desde então, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.

O objetivo é sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.

error while rendering plone.comments