LGBTQIA+: Câmara de Itaiçaba celebra a tolerância e respeito
Hoje é dia de celebrar a tolerância, o respeito e o amor. De celebrar o orgulho de ser o que se sente, o que se vive, o que se quer ser e o que se é. A Câmara Municipal de Itaiçaba celebra este momento em que todos devem cultivar a empatia e a individualidade das pessoas, estimulando a tolerância em todos os sentidos.
Dia de celebrar a diversidade humana e reivindicar todo o respeito para que a experiência na busca da garantia de direitos, seja marcada pelo amor e não pelo ódio.
O mês de junho é comemorado no mundo inteiro como o mês do orgulho LGBTQI+. Foi em 28 de junho de 1969 que aconteceu a Rebelião de Stonewall, nos Estados Unidos.
Stonewall Inn é o nome de um bar em Nova York (o bar ainda existe), que na década de 60 era muito popular entre a comunidade LGBT. Em 1969, ser gay era crime em boa parte dos Estados Unidos, inclusive em Nova York.
Mas você deve se perguntar? Como é possível um bar gay num lugar onde a homossexualidade é crime? A polícia costumava fazer vista grossa, mas no dia 28 de junho os policiais resolveram invadir o bar e prenderam vários frequentadores, em especial travestis e drag queens porque usavam roupas do sexo oposto.
A verdade é que o Orgulho LGBT tem sua importância por conta de uma história de lutas e de preconceitos. Isso mesmo, porque lutar contra a discriminação da comunidade LGBTQI+ não é uma luta exclusiva dos gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, queers e todas as outras pessoas que fazem parte da sopa de letrinhas da diversidade sexual. Essa é uma luta de todos.