Na tribuna livre da sessão tivemos a participação da secretária de educação e a diretora da escola Dulcinea

Na tribuna livre da sessão de ontem, 29, tivemos a participação da secretária de educação do Município, Ana Maria de Lima, que trouxe informações a respeito das ações da secretaria na volta às aulas como a entrega de blusa do fardamento, de mochilas e material escolar. Destacou a importância do pacto pela aprendizagem para correr atrás dos prejuízos causados pela pandemia e informou que estão buscando fazer a parte que cabe à secretaria na atenção às crianças com deficiência.

Em seguida, a diretora da escola Dulcinea Gomes Diniz, Lúcia Helena Holanda, trouxe informações acerca da reforma na escola. Trouxe a conhecimento de todos um documento emitido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará que recomenda a paralisação da reforma em virtude da mesma fazer parte de uma ata de registro de preços (carona) de adesão do Município no ano de 2021, informando a paralisação das aulas de forma temporária.

O vereador Antoniel Holanda, se referindo a fala da diretora, destacou que o Tribunal de Contas do Estado, desde outubro de 2021, através da sua diretoria de fiscalização, já havia expedido parecer técnico opinativo contrário à legalidade da carona em questão e que a culpa pela paralisação não é do Tribunal que expediu a ordem, muito menos da Câmara que é a parte autora da denúncia, mas do Prefeito Municipal que sabendo da existência desse parecer reprovando a adesão, optou por continuar reformando e/ou construindo através dela.

Os vereadores Elane, Guilherme e Moura destacaram que por vezes o trabalho da oposição é chato, atrapalhando e perseguindo o Prefeito Municipal e atingindo às pessoas que mais precisam do Município.

Os vereadores Carlinhos, Sheila, Rosembergue, Ribamar e Antoniel, destacaram que a oposição continuará fazendo o seu trabalho não de atrapalhar, mas de fiscalizar e de propor o caminho correto a ser seguido para que as ações do Poder Executivo não causem prejuízo ao erário, e que as pessoas entendam o real papel do Poder Legislativo.

No final das discussões, o vereador Carlinhos lamentou a que ponto a saúde do município está chegando, com falta de médico no hospital rotineiramente e quando tem, o atendimento chega a não ser satisfatório, o que pode inclusive levar pessoas a casos mais graves e até a óbitos.

A vereadora Sheila reiterou que não apenas no hospital, mas que também nos postos de saúde, no dia de ontem, as pessoas não desfrutaram de atendimento médico, lamentando a que ponto a saúde do Município tenha chegado.

A vereadora Elane pediu que assuntos mais delicados e que envolva famílias de pacientes sejam abordados no plenário da Câmara e que com os demais vereadores segue cobrando do Prefeito e da gestão melhorias na saúde e em todas as áreas.

Na ordem do dia foi aprovado requerimento de autoria do vereador Antoniel Holanda solicitando a realização de audiência pública com a Enel, para a data de 8 de abril, às 9h, para tratar de problemáticas no fornecimento de energia e no atendimento à população.

Quer saber mais? Acompanhe a gravação da sessão da Câmara Municipal de Itaiçaba no Facebook ou no YouTube.

error while rendering plone.comments