Proibição de queima, manuseio e soltura de fogos vira lei
O projeto de lei apresentado pelo vereador Carlinhos, que trata da proibição de queima, soltura e manuseio de fogos de artifício, assim como de qualquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso, tornou-se a lei núnero 603/2021 de 30 de março de 2021 com a sanção do Governo Municipal.
O vereador destaca que a lei tem o sentido sobretudo educativo e de respeito aos idosos, crianças , pessoas com espectro autista e aos animais. "É uma vitória da nossa sociedade, visto que os fogos afetavam pessoas e animais. Com este projeto, que agora é lei, toda Itaiçaba sairá ganhando", explicou o vereador.
O barulho causado pelos fogos de artifício, como ressaltado, pode ser nocivo a pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA). Algumas dessas pessoas, sobretudo crianças, podem ser muito sensíveis a sons e, com o estouro, ficarem ansiosas e entrar em crises.
Quanto à questão os fogos geram danos com o ruído a diversas espécies animais. Além disso, a proibição de fogos reduzem o risco de acidentes. A lei de autoria do vereador Carlinhos foi um pedido da população, há muito tempo solicitado. "Acreditamos que conseguimos atender à demanda da nossa sociedade diante de uma lei tão importante", diz o vereador.