Saúde e piso dos professores em destaque na sessão desta terça
A sessão desta terça-feira (15) na Câmara Municipal de Itaiçaba tratou de diversas demandas apresentadas pelos parlamentares. O destaque foi para saúde e para a educação, com ênfase à implementação do piso nacional dos professores no Município.
A plenária começou com fala do vereador Ribamar, que cobrou melhorias na iluminação pública em diversos pontos da cidade. Para ele, é necessária a instalação de lâmpadas para garantir também a segurança dos itaiçabenses.
Entre os temas principais, a vereadora Sheila levantou questionamentos sobre as razões da saída do médico Aluísio. Além disso, foi enfática ao cobrar o reajuste do salário para os professores, informando que se trata de uma lei e que por isso, deve ser implementada o quanto antes. E aproveitou para parabenizar a gestão pela solução dos problemas dos universitários quanto ao transporte.
Este ponto dos transportes dos universitários também foi destacado pela vereadora Elane, que ainda ressaltou sua fala trazendo outros esclarecimentos. Reafirmou que o transporte dos universitários será gratuito e seguirá cronograma a ser divulgado pela Prefeitura. Destacou que a gestão está buscando novo médico para ocupar a vaga deixada pelo que saiu. A vereadora ainda relatou sobre o problema da sujeira na Biblioteca Pública e garantiu que "já foi resolvido e com o início das aulas ficará disponível um profissional para realizar a limpeza do local". Quanto aos medicamentos, esclareceu que já foram recebidos, acrescentando que a Prefeitura se comprometeu a buscar soluções para que a população não sofra mais com a ausência de remédios.
Ainda sobre a temática da saúde, foi a oportunidade de o vereador Rosembergue cobrar mais médicos e também medicamentos. "Há mais de um ano que não tem médicos regularmente no Município", afirmou. O parlamentar aproveitou a sessão para cobrar iluminação pública das praças, além da recuperação da ponte Jeová. Segundo ele, há uma situação de indignar quanto à iluminação publica: o aumento do valor repassado à empresa, que agora chega aos R$ 110 mil.
O vereador Carlinhos aproveitou este tema e fez cobranças semelhante, principalmente quanto à iluminação das praças que permanecem às escuras, manutenção da ponte Jeová e reajuste do piso dos professores. Mostrou sua insatisfação com a falta de médicos e cobrou do vice-prefeito,que pertence à área da saúde, que agilize a chegada de novos especialistas.
Por fim, o presidente da Câmara, Antoniel Holanda, reforçou a cobrança pelo reajuste dos salários dos professores e parabenizou a Escola João Barbosa pelas aprovações dos alunos nas universidades. "É um importante passo para que nossa juventude garanta seu futuro", disse. Na saúde, destacou a necessidade urgente e a garantia de medicamentos disponíveis, na medida em que, segundo o parlamentar, existem três empresas licitadas prontas para atender ia população. Voltou a pedir atenção especial com os transporte das crianças especiais que necessitam se deslocar até Aracati para atendimento na Policlínica e que sempre precisam ficar esperando o carro com todos os pacientes para voltarem.