Sessão de demandas na área da saúde, da educação e da infraestrutura.
Na sessão de ontem, 10, os vereadores felicitaram as mães itaiçabenses pelo dia das mães, celebrado no último domingo.
A vereadora Sheila se mostrou preocupada com a falta de médicos no posto de saúde de Alto Brito, pois compromete o atendimento às comunidades vizinhas. Além da falta de médicos nos postos de saúde, pediu atenção com a falta de médico na emergência do município e que a gestão da saúde do Município precisa estar atenta para melhorar o atendimento. Solicitou, ainda, que a comunidade de Tabuleiro do Luna seja incluída no planejamento de limpeza da Seinfra em virtude dos festejos de Santo Antônio, padroeiro da comunidade, que ocorrerá no mês de junho.
O vereador Carlinhos lamentou o descaso na saúde ainda colaborando com a fala da vereadora Sheila se referindo a falta de médicos nos postos de saúde e no hospital. Ressaltou o descaso com os servidores, uma vez que a atual gestão que está no seu segundo ano, não envia projeto de lei de reajuste salarial de servidores. Pede ao prefeito que se debruce sobre os problemas do Município e trabalhe, pois a população está sofrendo com a falta de atenção na saúde, na limpeza pública e na falta de iluminação. Acrescentou que a praça da comunidade de Camurim e do bairro São Francisco precisam ter suas luzes ligadas e que já está na hora do Governo Municipal agir.
O vereador Guilherme parabenizou o Governo Municipal pela festa das mães, realizada em cada comunidade e na sede durante a semana passada inteira, e destaca a importância da apresentação de requerimento de sua autoria que repudia o péssimo atendimento da Enel, fazendo leitura da justificativa do documento e pedindo apoio dos demais vereadores.
O vereador Moura destaca a programação da equipe de limpeza do Município e que estão trabalhando para reduzir os danos e amenizar os transtornos caudados pelas chuvas.
O vereador Rosembergue relata que falta compromisso da gestão em resolver os problemas do Município, pois os mesmos problemas apresentados em 2021 estão sendo apresentados em 2022 e o Governo nada tem feito para consertar. Destaca o quanto o Conjunto Pe Abílio está intransitável com os buracos que danificam os transportes de quem por ali transita. Questiona que destino será dado às obras da entrada da cidade, ao posto de saúde da comunidade de Logradouro e quando a gestão vai começar a acertar. Pede atenção com a barragem de Jeová em Alto Brito para que o trânsito das pessoas não fique comprometido.
O vereador Antoniel Holanda destaca a importância da realização de festas e da distribuição de brindes na semana das mães, mas pede que o maior presente que a gestão dê para as mães do Município seja o cuidado com seus filhos. Relata que em Logradouro ainda não se contratou o acompanhante de criança com espectro autista que tem o direito garantido de ter esse suporte. Relata a falta de compromisso da gestão com os professores pelo não envio do PL de reajuste dos profissionais do magistério e que a classe, juntamente com o sindicato Apeoc, estão se mobilizando para que nas próximas semanas tenham uma definição. Pede atenção do Governo Municipal com a dengue e que intensifiquem campanhas educativas para mobilizar a população. Sendo aparteado pelo vereador Luís Nilson, tem como resposta que os agentes estão em campo e que o a gestão tem desenvolvido ações nas escolas e nas comunidades para conversar sobre o assunto destacando que a dengue mata e que é uma pauta que deve ser observada por todos nós. O vereador Antoniel, para encerrar, solicita das comissões que trabalhem o parecer do Tribunal de Contas do Estado que tratam das contas do exercício financeiro de 2016 do ex-prefeito José Orlando, para que seja votado na próxima sessão.
Quem quiser acompanhar a sessão na íntegra, pode acessar o canal no YouTube da Câmara ou através do Facebook.