Vereadores destacam os cuidados com a Covid-19 em sessão desta terça (1)
Mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Itaiçaba, nesta terça-feira (1), com a grande participação dos vereadores. O tema da Covid continuou prevalecendo entre as falas dos parlamentares. Como o caso do vereador Luís Nilson abriu a sessão esclarecendo que, por motivo de saúde, não pôde estar presente nas duas sessões anteriores. Entre outros assuntos, adiantou que participou de uma reunião nesta terça-feira (1) sobre o selo UNICEF e parabenizou os organizadores. Quanto ao tema da Covid, cobrou da população atenção para a vacinação, pois há vacinas disponíveis e que todos devem aproveitar este momento.
Por sua vez, a vereadora Sheila tratou deste tema e de outros envolvendo transporte e infra-estrutura. Agradeceu a gestão pelo atendimento de sua solicitação para a instalação de manilhas na comunidade do Tabuleiro do Luna, pediu atenção com o transporte dos universitários, já que a aulas vão voltar presencialmente e a população não precise enfrentar transtornos. Fez um apelo também a gestão para atenção com a iluminação pública, destacando que o carro atuava no centro da cidade enquanto as comunidades estavam desassistidas. Por fim, cobrou agilidade no cumprimento da lei que garante o aumento de 33% no salário dos professores, o piso nacional.
Ainda retomando o tema da pandemia, o vereador Moura chamou atenção para o uso da máscara, visto "ser melhor meio de evitar a contaminação". Assim como a vereador Sheila, trouxe o toma da iluminação pública para o debate. Falou das ruas em que o carro andou e que nesta quarta-feira, estará visitando algumas comunidades.
O vereador Guilherme seguiu sobre o tema da pandemia, pedindo para a população para aqueles que testarem positivo, fiquem em casa para não contaminar ninguém. Ainda na saúde, parabenizou todos o profissionais da saúde e informou que o Previne Brasil está sendo pago. Lembrou ainda que, sobre a distribuição dos tablets adquiridos através do vereador Antoniel Holanda, junto ao deputado Idilvan, está em fase de licitação.
A educação foi destaque para a fala do vereador Rosembergue, principalmente em relação à importância do professor, que merece o reajuste do piso. "Que a gestão também possa reajustar os salários de todos os demais servidores do município pois são merecedores", afirma. Ele ainda aproveitou para solicitar a manutenção na ponte de Jeová, bastante danificada.
Partindo para outros assuntos, Rosembergue, trouxe a agricultura para o plenário. solicitando informações quanto à distribuição de mudas de cajueiro para todas as comunidades. Na educação, abordou ainda a merenda escolar. "Como a gestão irá administrar pois o início das aulas foram adiados, os recursos continuam vindo e à população não está recebendo o benefício?", questionou. E chamou a atenção para os casos de nepotismo no município, pedindo ação da Justiça.
Ainda sobre os pontos destacados na sessão, o vereador Ribamar iniciou sua fala, puxando para a questão da saúde . Ele apresentou projeto para melhoria do banheiro do hospital garantindo acessibilidade para os que não possam se locomover. "Aproveito também para pedir cadeiras de rodas para aquela unidade. A que está lá, está bem danificada", lembrou.
O vereador Carlinhos mostrou-se indignado com as atitudes do prefeito ao perseguir parte da população que não votou nele. Por outro lado, parabenizou o trabalho dos professores e cobrou rapidez na aplicação da lei de reajuste do salário. E fez cobranças em defesa das comunidades, quanto à iluminação pública e limpeza pública.
Por fim, o presidente da Casa, o vereador Antoniel Holanda, chamou atenção para a importância da vacinação. Mas, aproveitou para criticar a postura do Executivo, exigindo transparência e respeito com o Legislativo, quanto às emendas enviadas e desconsideradas. Sobre nepotismo citando na sessão, lembrou da recomendação do Ministério Público de exonerar alguns servidores com laços familiares. E destacou a resposta dada pela Justiça e o Promotoria, que intervieram junto à Secretaria de Saúde a fim de garantir o cuidado e zelo com as crianças com autismo em Itaiçaba.