Vereadores destacam saúde e empresa do lixo em sessão plenária
Durante a sessão desta terça-feira (25) na Câmara Municipal de Itaiçaba, muitas foram as falas e providências dos parlamentares da Casa. A começar pelo vereador Guilherme, que iníciou sua participação parabenizando o presidente Antoniel Holanda pela condução dos trabalhos no ano de 2021. Ele justificou sua ausência na última sessão por motivo de saúde e estendeu os parabéns para a vereadora Elane por assumir o liderança do Governo
Guilherme ainda agradeceu ao vereador Luís Nilson pelos conhecimentos passados durante a Legislatura e ressaltou que esteve presente na reunião da comissão da Defesa Civil para destacar sobre o período de chuvas. "O governo está tomando as providências para cuidar da população no período chuvoso, informou também o cronograma de entrega das sementes aos agricultores", explicou.
A sessão também foi marcada pela fala da vereadora Elane. Ela trouxe diversas respostas a perguntas feitas na sessão anterior, como a retirada do entulho na comunidade de Tabuleiro do Luna e a distribuição de material didático para o ano letivo, abastecimento de água nas comunidades e outras informações. Por fim, destacou as ações realizadas pela Vigilância Sanitária em 2021 e reforçou a importância da vacinação. "É importante que a nossa população fique atenta para a vacina, pois estão disponíveis aguardando para ser aplicadas", adiantou a vereadora.
No quesito infra-estrutura e saúde, o vereador Rosemberg foi incisivo ao cobrar resposta sobre o andamento das diversas obras inacabadas no município. Também demonstrou indignação com o atendimento dos médicos. Além disso, lembrou da instalação de iluminação das praças que estão prontas aguardando ligação há mais de um ano
Por falar em indignação, vereadores de oposição não pouparam críticas quanto à coleta de lixo na cidade. Entre eles, a vereadora Sheila que alertou sobre o repasse de R$ 99 mil mensais à empresa responsável, que ainda se faz valer dos funcionários, máquinas e combustível da prefeitura. "A empresa que recentemente foi notificada pelo Ministério Público com mais de 17 irregularidades", destacou a vereadora.
Por sua vez, o vereador Carlinhos cobrou resposta para a distribuição do leite para as mães que estão sem receber o benefício. Cobrou também o restabelecimento de ultrassom e mamografia, com serviços suspensos. "É preciso mais zelo da gestão com a saúde pra não deixar faltar médicos e atender bem, cuidado também com os garis que estão recebendo seus pagamentos incompletos", afirmou
Já o presidente da Câmara Antoniel Holanda destacou o setor da saúde, mostrando a real situação da Covid-19 no município e que o Poder Executivo distribua máscaras de qualidade para os funcionários e população.
Antoniel ainda questionou na sessão desta terça-feira sobre o investimento refente a R$ 100 mil conseguidos por ele junto ao deputado idilvan para a Secretaria de Educação. Cobrou que a prefeitura retome a distribuição de insulina. Reforçando a sua fala sobre a saúde, destacou que é inadmissível a falta de médicos e se indignou com a quantidade de irregularidades encontradas na empresa do lixo que presta serviço no município. "Esta empresa, além do lixo, tem carros alugados para o município em outras secretarias e presta serviços de anúncio em carro de som nas ruas da cidade", denunciou o presidente.