Vereadores recebem presidente da UVC e atleta itaiçabense

A sessão desta terça-feira (8) na Câmara Municipal de Itaiçaba foi marcada por visita e homenagens, além das discussões e debates entre os parlamentares. O presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Toim Braga Abençoado, encontrou-se com os vereadores itaiçabenses e ressaltou os trabalhos da instituição. Aproveitou o momento para convidar os vereadores para o encontro estadual que acontecerá em março. O presidente da Câmara Municipal, Antoniel Holanda, aceitou o convite e disse que a Casa vai disponibilizar carro para que todos os vereadores possam prestigiar o evento

Outra visita importante foi a do atleta da seleção brasileira de handebol André e do professor do esporte no município, Lindomar. André destacou sua luta ao chegar onde chegou, levando a cidade de Itaiçaba para mundo, visto que se tornou um dos representantes a defender a seleção brasileira nesta modalidade. "Quero estender meus agradecimentos ao povo de minha cidade e também a Lindomar, professor que sempre me incentivou para chegar onde cheguei", disse, na sessão desta terça-feira. O professor, por sua vez, ficou lisonjeado pela homenagem em ver a felicidade e o fruto de seus trabalho ganhar tamanho respaldo e sucesso.

Após estes momentos importantes na sessão da Câmara, foi a vez dos vereadores abrirem o Grande Expediente. Coube a Ribamar e a vereadora Sheila iniciarem os trabalhos, demonstrando indignação com a situação da biblioteca municipal. Segundo eles, este importante equipamento do Município está com muita sujeira e lixo acumulados. "Solicitamos maior atenção diante da importância desta biblioteca para a educação", comentou Ribamar. "Ainda nesta questão da educação, importante buscar uma solução quanto ao transporte para os universitários do município. Os alunos estão perdendo aula porque não têm como chegarem lá", relatou a vereadora.

Ambos ainda cobraram iluminação publica, que "está a desejar". Falaram de outro setor importante, que é a saúde, destacando a falta de medicamentos, seringas e curativos. Para os parlamentares, a população vem sendo obrigada a comprar na farmácia por conta própria que o hospital possa executar o serviço.

A vereadora Elane confirmou a falta de medicamentos. Explicou os motivos da dificuldade da entidade responsável em enviar os remédios. Falou também da falta de médicos, e orientou a população para que se dirija ao PSF pois "o programa é a porta de entrada para o atendimento".

A temática da infra-estrutura foi realçada na fala do vereador Carlinhos, que mapeou os pontos do município que necessitam de reparos. Aproveitou para exigir as razões pelas quais duas caçambas da Prefeitura não estarem à disposição da população. "E ainda temos o trator do município parado e que poderia está atendendo os agricultores", lembra.

Na fala do vereador Rosenbergue, diversas pendências no município foram ressaltadas, mas também apresentou sugestões para garantir avanços para a cidade neste quesito. No entanto, não deixou de fazer outras cobranças, como o reajuste de salário dos professores e a ligação das iluminações das praças deixadas pela gestão anterior.

Por fim, o presidente da Casa, Antoniel Holanda, trouxe informações sobre o impasse entre Legislativo e Executivo quanto ao orçamento. O Executivo sancionou a lei orçamentária sem considerar as emendas impositivas que partem da Câmara. Além deste tema, destacou a cobrança e o comprometimento em ajudar os universitários no transporte escolar. E, na saúde, solicitou atenção com o Previne Brasil e cuidado quanto à falta de médicos e medicamentos que ocorre no Município. "São temas importantes que precisamos ficar sempre vigilantes", considerar o presidente.

error while rendering plone.comments